Gestantes de Otacílio Costa têm acompanhamento de profissionais por meio do Programa Gestar um Sonho

Iniciou na última semana, no Centro de Convivência dos Idosos, uma nova turma do Programa Gestar um sonho – acolhimento em movimento, desenvolvido pelos profissionais da UBS Novo Mundo.
Os encontros acontecem semanalmente com as gestantes de Otacílio Costa, sendo abordados os temas de prevenção e promoção da saúde na gestação, parto, puerpério e cuidados com recém-nascido.
O programa conta com a participação de vários profissionais da área da saúde, enfermeiro, fisioterapeuta, dentista, psicólogo, técnicos de enfermagem e vacinadora.
A enfermeira gestora da unidade de saúde do bairro Novo Mundo e umas das coordenadoras do projeto, Rosangela Garcia da Silva, destacou que as gestantes são orientadas sobre várias situações, entre elas, alterações do organismo materno (sinais e sintomas da gestação), saúde bucal na gestação, vacinas, exercícios físicos, fortalecimento do assoalho pélvico, identificação do trabalho de parto, trabalho de parto, aleitamento materno, cuidados gerais com o recém-nascido, como cordão umbilical, banho, troca de fraldas, entre outros assuntos.
A Iniciativa, segundo ela, é da Secretaria da Municipal da Saúde em conjunto com as demais Unidades Básicas de Saúde.


Todas as gestantes do município podem participar

De acordo com a fisioterapeuta Érika B. Miyazak, que também coordena o programa, todas as gestantes do município de Otacílio Costa podem participar, independentemente da idade gestacional ou do bairro onde mora. “Para participar basta comparecer às quintas-feiras, às 14 horas, no Centro de Convivência dos Idosos”, comentou Érika.
As participantes e acompanhantes recebem vale transporte (passe de ônibus), além disso, as gestantes que permanecerem no grupo até o final do encontro, ganham um kit com produtos de higiene para o bebê e bolsa maternidade.
Os encontros acontecem semanalmente, às quintas feiras, das 14h às 15h30min, no Centro de Convivência dos Idosos, ao lado da APAE, no bairro Targino.