Sudati irá investir R$ 1,3 bilhão na ampliação da unidade de Otacílio Costa

A segunda-feira, 6 de março, foi um dia histórico para município de Otacilio Costa. Isso porque, em Florianópolis, no Centro Administrativo do Governo do Estado, a empresa Sudati recebeu do IMA a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que permite o início das obras de ampliação da Unidade Industrial de Otacílio Costa,com investimento previsto na ordem de R$ 1,3 bilhão de reais.

O prefeito Fabiano Baldessar de Souza, grande defensor deste importante investimento para a Capital Catarinense da Madeira, esteve presente na ocasião, acompanhado do vice-prefeito Leonir Ribeiro da Silva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabricioio Kaiser, vereador Henrique Costa e o ex-prefeito, Altamir Paes.

A empresa Sudati Painéis esteve representada pelo presidente Luiz Alberto Sudati, o vice-presidente, João Eduardo Pedroso Sudati e o CFO da empresa, Ivânio Oliveira Vaz.

A reunião foi conduzida pelo governador Jorginho Mello e contou com a presença da presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles.

O licenciamento ambiental é um instrumento que busca a conciliação do desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais, assegurando a sustentabilidade dos ecossistemas nas dimensões física, biótica e sociocultural. Em Santa Catarina, esse processo é conduzido pelo IMA.

“A emissão de uma licença atesta que as exigências impostas pela legislação ambiental foram cumpridas por parte dos empreendedores. Para nós, enquanto instituição, é um momento importante, que representa a conclusão de um processo conduzido de forma célere pela equipe técnica do IMA”, enfatizou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

“Temos projetos importantes para serem implantados e, infelizmente, a máquina pública, muitas vezes engessada, emperrada, não proporciona que esses investimentos aconteçam. São empreendimentos que trazem para Santa Catarina emprego, arrecadação, desenvolvimento. E é por isso que a gente está fazendo essa força tarefa de análises do IMA”, explicou o governador.

O emprendimento na ordem de R$ 1,3 bilhão de reais, deve gerar em torno de mil empregos durante a a fase de construção do empreendimenot e trezentas vagas de trabalho após o término da obra, além de outras quinhentas vagas de forma indireta, sem contar o incremento na arrecadação do município, que resultará em investimentos na qualidade de vida da população otaciliense.

Prefeito Fabiano comemora investimento

O prefeito Fabiano Baldessar era um dos mais felizes com o anúncio do investimento feito pelos diretores da empresa Sudati. “Se trata do maior investimento já feito por uma indústria no nosso município.Isso significa oportunidade de emprego e renda, oportunidade de aumentar a arrecadação em nossa cidade e,  por conta disso, ter novos investimentos em todos os setores. É um dia de comemoração, um dia histórico para o nosso município. Importante salientar e agradecer os empresários Luiz Sudati e João Eduardo Sudati por acreditarem em Otacílio Costa. Vale ressaltar que tinhamos a concorrência do Estado de São Paulo, que almejava levar esse investimento para aquele território, mas, nós,  com todo o trabalho realizado e com o apoio do governo do estado, conseguimos consolidar esse investimento em nossa cidade. Estamos todos de parabéns e satisfeitos com essa conquista”, destacou o prefeito otaciliense.

Além da ampliação da Sudati, onde a capacidade chega a triplicar a produção, novas empresas também irão se instalar em Otacílio Costa nos próximos meses. “Vale destacar que estamos com uma nova área industrial, onde já temos 11 empresas devidamente regularizadas para se instalarem no local e iniciarem suas operações, além disso, estamos em análise de mais 10 empresas, sendo que dessas 21 empresas, 7 são de fora do município. O resultado desse esforço resultará na abertura de 700 novas vagas de trabalho”, finalizou Baldessar.