Atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiências foram realizadas em escolas de Otacílio Costa

Promover a conscientização e o respeito pelas pessoas com deficiência. Esse foi o objetivo do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação da Educação Especial, alusivo ao Dia Nacional da Luta das pessoas com Deficiência, na quinta-feira, 21, em todas as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, nos dois períodos matutino e vespertino.
De acordo com Angélica Aparecida Dos Santos, Coordenadora da Educação Especial, foram realizadas brincadeiras como jogar peteca sentados, reflexão sobre deficiência motora, desenho com os olhos vendados, reflexão sobre deficiência visual e mímicas e reflexão sobre a deficiência auditiva. “Além das brincadeiras, foram assistidos vídeos sobre Inclusão e, para finalizar, teve música e lanche compartilhado”, comentou a coordenadora, dizendo que as atividades incluíram a equipe gestora, professores, alunos e funcionários.
Segundo ela, o dia 21 de Setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é uma data que marca a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta e celebração. “A luta pelos direitos humanos da Pessoa com Deficiência é histórica e tem seu grande marco em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Como uma luta permanente, a data se aproxima ao início da primavera, pois marca o nascimento e renovação desse movimento, sendo que o objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar às diferenças”, destacou a profissional.
Atualmente a Rede de Ensino conta com uma média de 115 matrículas de alunos com diagnóstico de Deficiência.
Participaram das atividades as escolas Pedro Álvares Cabral, Marechal Rondon, Antônio Pires Burg e Núcleo Adilha Matias Faria.