Convênio entre Udesc Lages e Otacílio Costa oferecerá análise de solo para produtores

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, e o município de Otacílio Costa pretendem firmar uma parceria que oferecerá análises de solo para produtores rurais.


O possível convênio foi discutido em reunião, na manhã desta terça-feira, 8, com a participação do diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Eliseu Gewehr, do coordenador do Laboratório de Análises Químicas do Solo e Calcário da universidade, Paulo Cezar Cassol, e do secretário de agricultura de Otacílio Costa, Luiz Carlos de Oliveira.

Segundo Oliveira, o convênio melhorará a produção, principalmente das propriedades da agricultura familiar. “Queremos que o pequeno produtor possa, além de melhorar a produção, ter acesso às políticas públicas”, afirma. “Ao conhecer as características do solo, o agricultor poderá ter acesso facilitado ao crédito rural”.

O laboratório da Udesc está passando por reestruturação e, quando firmado o convênio de prestação de serviços, realizará as análises das amostras das pequenas propriedades rurais de Otacílio Costa por indicação do município. “A intenção é sempre fazer com que a nossa universidade se entrelace com a comunidade regional visando o desenvolvimento”, afirma o diretor-geral.

Já o município, além de estreitar relação com a universidade, está preocupado em tornar as pequenas propriedades mais rentáveis para manter as famílias no campo. “Não está fácil. Temos uma das safras mais caras da última década e temos em nossa região, com cada vez mais severidade, a questão da estiagem”, diz Oliveira.

 

 


Fonte:
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130