HSC terá centro cirúrgico reaberto até o fim de 2022

O Hospital Santa Clara (HSC) recebeu mais uma boa notícia no processo para a reabertura do centro cirúrgico, uma das principais metas da interventora Beatriz Mesquita para reequilibrar, em definitivo, as contas da unidade. Na quinta-feira, 23, Beatriz informou a nossa equipe que o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, autorizou o convênio para o repasse de R$ 732 mil, em recursos, para a compra dos novos equipamentos que serão utilizados no setor.

O recurso, que já está garantido há algumas semanas, dependia da assinatura para cair na conta do hospital, que já vem reformando toda estrutura física das salas onde o centro será instalado. “Acreditamos que, nos próximos dias, receberemos o recurso. Depois, leva entre 30 e 40 dias para receber os equipamentos, para daí instalar e acionar a vigilância sanitária para aprovar a reabertura, e então procurarmos contratualizar, com o Estado, para o início das cirurgias eletivas pelo SUS”, projetou Beatriz.

A expectativa é para que tudo esteja pronto em torno de 90 dias. Quando a vigilância sanitária liberar as instalações, além de atender a demanda do SUS, o HSC poderá realizar cirurgias particulares e de convênios, ajudando nas receitas do hospital.

“Vejo como um hospital com grande potência de estrutura”, afirma gerente regional de saúde

As boas notícias para o HSC vão além da aprovação do repasse. Na quinta-feira, 23, a unidade recebeu a visita da gerente regional de saúde, Daniela Rosa de Oliveira, que veio a Otacílio Costa para avaliar um possível aumento na oferta de serviços que o hospital oferece à rede estadual de saúde.

Ela avaliou de forma muito positivo, tanto os esforços da equipe de gestão atual quanto a estrutura física da unidade, que classificou como sendo de grande potencial. “Vejo como um hospital com bastante potência de estrutura, não só física, mas também para oferta de serviços de nutrição, serviços terapêuticos, farmacológicos, de enfermagem, médicos”, afirmou.

Daniela também confirmou a intenção de que o hospital receba alguns tipos de cirurgias eletivas, pelo SUS. “Vim aqui dia 1º de junho e hoje é dia 23, e eu já vi mudanças, ainda vão ter outras, então vemos ser um local que vemos com possibilidade, sim, para realizar cirurgias eletivas, se o hospital conseguir aderir à política hospitalar catarinense”.

Para aderir à política, conforme Daniela, é uma questão de trâmites burocráticos e de documentação, já que será realizada uma nova contratualização, com o Estado, para a prestação do serviço. “São questões de aprovação de documentação específica para esse tipo de contratualização. O hospital já tem um contrato, que ele já consegue atender algumas demandas da rede, e nossa intenção é ver como podemos melhorar e ampliar os serviços”, finalizou.

Texto : Jornal Correio Otaciliense