Otacílio Costa recebeu o conceito Gestão de Excelência no Índice de Gestão Fiscal, com base na execução de 2022, divulgada recentemente pela Firjan

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou recentemente o resultado dos municípios em relação ao Índice de Gestão, com base no exercício de 2022.
A Firjan analisou 5.240 municípios brasileiros, entre eles o município de Otacílio Costa, que obteve o conceito A – Gestão de Excelência.
“Recebemos essa informação com bastante alegria. Essa nota é resultado de um modelo de gestão bem aplicado, tendo todo o cuidado na aplicação do dinheiro público”, comentou o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, dizendo que o resultado serve de incentivo para continuar trabalhando com transparência e responsabilidade.
Com base em dados oficiais, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) avalia as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. A análise de 2022 aponta que mais de 40% dos municípios apresentam situação fiscal difícil ou crítica.

O que é o Índice Firjan?

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo anual que tem por objetivo fortalecer a cultura da responsabilidade administrativa ao fornecer subsídios para uma gestão pública eficiente e democrática.
Os dados são extraídos dos resultados fiscais que as prefeituras declaram à Secretaria de Tesouro Nacional e revelam onde foram alocados os recursos arrecadados.
Por este motivo, ele é considerado uma ferramenta de controle social capaz de aprimorar a gestão fiscal dos municípios.
A matéria-prima do IFGF vem de cinco grandes grupos indicadores: receita própria, gastos com o pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.
Com base neles é atribuída, para cada município, uma pontuação que vai de zero a um e que determina seus respectivos conceitos:
A – Gestão de Excelência
B – Boa Gestão