Programa Cidade Empreendedora aplica o Diagnóstico de Maturidade para os gestores da Administração Municipal

Avaliar questões de governança e transparência. Esse foi o principal objetivo do Diagnóstico de Maturidade do município de Otacílio Costa, aplicado por um consultor do Senai, que é parceiro do SEBRAE nesta etapa do Programa Cidade Empreendedora, na manhã desta quinta-feira, 9, no gabinete do executivo.
A atividade contou com a presença do prefeito Fabiano Baldessar, vice Leonir Ribeiro e secretários municipais, além do articulador do Programa Cidade Empreendedora em cidades da região, entre elas, Otacílio Costa, Luis Carlos Pinheiro Filho, e o consultor do Senai, Ricardo Stedile, responsável pela aplicação do questinário.
Conforme Luis Carlos Pinheiro Filho, articulador do programa, este trabalho consiste na aplicação de um questionário avaliando questões de eficiência e cumprimento das normas administrativas.
“Hoje foi aplicado o questionário, após isso, se avalia o resultado e, na sequência, se faz a devolutiva para o município, com os resultados obtidos. É como se fosse um exame que fazemos para análise do médico. É necessário colher as informações para posteriomente aplicar a metadologia correta”, explicou.
O Programa Cidade Empreendedora foi implantado em Otacílio Costa no ano de 2021, com ciclos de 2 em 2 anos.
“Já estamos no segundo ciclo. Basicamente este programa se divide em eixos: sala do empreendedor, educação empreendedora, desburocratização, compras públicas e gestão. Em Otacílio Costa o programa capacita os agentes públicos, e orienta e presta consultorias nestas áreas”, comentou Pinheiro.
Segundo ele, os benefícios do Programa Cidade Empreendedora contribui para a melhoria da gestão pública, melhoria do ambiente de negócios, entre outros ganhos.
“Considero que o município de Otacílio Costa tem caminhado muito bem, estando à frente da maioria dos demais municípios. Prova disso é a adaptação a nova lei de licitações que já vem sendo aplicada em Otacílio Costa. Também já tem a sala do empreendedor instalada há um bom tempo, dando assistência ao microempreendedor e empreendedor individual, incentivando a participação do empresário local nas compras públicas”, analisou o articulador do programa na região.
Para o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, a implantação do programa, por exemplo, facilitou a abertura de novas empresas no município. “Atualmente o tempo para abertura de uma empresa é bem menor e a burocracia ficou mais facilitada, é um ganho para quem deseja abrir um negócio em nosso município”, salietou o prefeito, acrescentando que os professores da rede municipal de ensino já foram capacitados, repassando para os alunos, posteriormente, o tema educação empreendedora.
“Por tudo isso, a avaliação que faço do Programa Cidade Empreendedora é bastante positiva, já rendendo os primeiros resultados e ainda tem muito a ser realizado”, finalizou Baldessar.