Proerd formou 268 alunos dos quintos anos em Otacílio Costa

Em noite memorável, 268 alunos dos quintos anos de escolas das redes municipal e estadual de ensino, além de uma escola particular, participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, em Otacílio Costa.
O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 7 de dezembro, no Ginásio Nelson Melo de Liz, no bairro Poço Rico, reunindo autoridades municipais, militares, representante da empresa Klabin, professores, alunos e a comunidade.
O prefeito Fabiano Baldessar de Souza e a secretária municipal de educação, Ana Luzia Santos de Liz, representaram o poder executivo na solenidade. Já a empresa Klabin, parceira do projeto, foi representada pelo coordenador de recuperação, Sérgio Felipe de Liz. A senhora Márcia Regina Constante Farias se fez presente representando o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. O 2º tenente Jonas Orsino Braga, comandante do 3º pelotão da Polícia Militar de Otacílio Costa, foi o anfitrião do evento, juntamente com a cabo PM, Amanda Simiano Tavares Vieira, instrutora do Proerd.
Durante a solenidade ocorreu diversas atividades, dentre as quais, premiação para as melhores redações de encerramento do curso, sorteio de bicicletas, entrega de brinde para todos os formandos, sendo que a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou um mascote para cada criança, homenagem aos professores e instrutora do curso, além, é claro, do momento mais aguardado por todos, a chegada do “DAREN”, o mascote do Programa, que deixou o ambiente mais animado e feliz.
Para a secretária de educação, Ana Luzia de Liz, o Proerd tem extrema importância para a sociedade, pois as crianças e adolescentes são orientadas a fazerem escolhas para o caminho do bem, distante das drogas, álcool e violência. “Nosso objetivo é sempre buscar essas parcerias para orientar nossos educandos e trabalhar com a prevenção”, disse.
O prefeito Fabiano Baldessar descreveu que o envolvimento das crianças e às famílias foi um dos pontos positivos. “O Proerd tem essa capacidade de, além de promover o ensinamento, destacar a prevenção, tem o poder de envolver a escola, a Polícia Militar e às famílias, essa parceria que considero muito importante e necessária nos dias atuais. Gostaria de enfatizar ainda que valorizamos e achamos muito importante a presença das famílias”, afirmou o prefeito.
O Proerd, que, em Otacílio Costa, conta com a parceria da Polícia Militar, Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, e empresa Klabin, consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo o objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Proerd tem a finalidade de capacitar crianças e adolescentes
De acordo com a cabo PM e instrutora Proerd, Amanda Simiano Tavares Vieira, o Proerd é um Programa da Polícia Militar onde policiais devidamente capacitados vão à sala de aula, durante 10 lições com o objetivo de capacitar crianças e adolescentes para resistirem às drogas e à violência, em parceira com a escola e com a família.
”Durante as 10 lições são repassados para os alunos conhecimentos sobre os malefícios das drogas, tanto lícitas quanto ilícitas. As atividades são em sala de aula, com o livro Proerd, onde os alunos desenvolvem o Modelo de Tomada de Decisão Proerd, o que os ajuda a fazerem boas escolhas. Além disso, as aulas são animadas, com dinâmicas que facilitam o aprendizado”, conta Amada.
Em Otacílio Costa, segundo ela, em 2023, foram formados 560 alunos, sendo 268 de quintos anos, 200 crianças do Proerd Kids (alunos de educação infantil) e 92 adolescentes de sétimos anos.
“É sempre excelente trabalhar o Proerd em Otacílio Costa. Contamos com o apoio do município, tanto para a formatura quanto para as demais demandas que surgem ao longo da aplicação do programa. Nas escolas, os alunos são comprometidos, participativos e muito interessados. O apoio e participação dos diretores e professores também é fundamental. Enfim, é uma honra e uma alegria aplicar o Proerd em Otacilio Costa”, finalizou, bastante satisfeita, a cabo Amanda. ]