Administração Municipal realiza capacitação para fornecedores locais no dia 13 de abril

O prefeito Fabiano Baldessar de Souza, de forma objetiva, vem trabalhando para fomentar a implantação de novas empresas no município, sem deixar de focar na importância das empresas locais já instaladas e do comércio local.  Com este objetivo, junto com sua equipe de governo, o prefeito otaciliense busca incentivar as empresas locais a entrarem no mercado das compras públicas.

Para que isso ocorra é imperativo, conhecimento, interesse e capacitação para entendimento das leis que regem as compras públicas.

Pensando nesses pilares a Administração Municipal de Otacílio Costa, através da Secretaria de Administração e Setor de Compras e Licitações, abrirá a partir do dia 13/03/2023, inscrições para Capacitação de Fornecedores Locais, sobre compras públicas e a Nova Lei de Licitações, que vai acontecer no dia 13/04/2023, às 19 horas, no Salão de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. As inscrições podem ser feitas através do qr code informado no folder do evento.

“Ter empresas participando é garantia de retorno imediato para o município. O ISS (Imposto Sobre Serviços), por exemplo, retorna para a nossa cidade. Quanto mais empresas do município venderem produtos e serviços para a Prefeitura, mais impostos estarão retornando para a cidade, mais geração de empregos e mais dinheiro estará girando dentro do município”, comentou o prefeito Fabiano, emendando: “No caso dos MEIs, por exemplo, nós incentivamos que busquem participar dos processos de compras governamentais. Porque ele pode fornecer, não só para a Prefeitura de Otacílio Costa, mas para qualquer um dos demais município de Santa Catarina, através das plataformas eletrônicas existentes no país, exemplo BLL Compras”, relatou.

A Administração Municipal, desde o início da gestão, está trabalhando para priorizar a contratação por fornecedores locais. Uma das iniciativas foi a publicação do Decreto Municipal nº 3063/2021 que Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública.

“Muitas vezes nos deparamos com a falta de interesse das empresas em participar dos processos licitatórios, por ainda existir uma cultura enraizada no meio empresarial de que vender para Prefeitura é um mau negócio. Este é um pensamento cultural que reflete algumas práticas do passado, de uma modalidade que nem se utiliza mais, Carta Convite, onde se convidavam duas ou três empresas pré-determinadas para participar do processo, e não se tinha tanta publicidade das contas públicas”, afirmou.

Essa quebra de paradigmas tem sido feita nos últimos anos, e com a implantação do Pregão Eletrônico, que se utiliza na Prefeitura de Otacílio Costa desde 2021,  a transparência dos atos de compra é total.

Uma questão bem importante para vender para município ou qualquer órgão público, é estar atento às certidões negativas, é fundamental a empresa estar completamente regulamentada.

Os empresários locais também devem buscar mais informações e auxílio junto a Sala do Empreendedor, que é um dos pilares para os micros e pequenos empresários.

“Hoje é muito simples acompanhar todos os processos licitatórios abertos e já realizados pelo município, acessando o site da Prefeitura https://otaciliocosta.sc.gov.br/licitacoes, qualquer empresa que quiser participar das licitações pode consultar editais, quais produtos ou serviços estão sendo adquiridos, valores máximos de contrato ou Ata de Registro de Preços e a data do certame”, ponderou o prefeito.

Por fim, Baldessar estende o convite à todos os empresários e seus colaboradores para participarem da Capacitação de Fornecedores Locais, sobre compras públicas e a Nova Lei de Licitações, no dia 13/04/2023, inscrições gratuitas.

“Contamos com participação efetiva das empresas locais e com parceria nas compras/vendas do município”, finalizou o prefeito.