Campanha municipal de prevenção à gravidez na adolescência iniciou-se nas escolas municipais e estaduais

Buscando conscientizar jovens sobre a gravidez precoce, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação e a Klabin estão realizando palestras e rodas de conversa nas escolas municipais. 

Durante as ações as profissionais distribuíram mudas de ipê amarelo e discutiram sobre medidas de prevenção e consequências da gravidez na adolescência com os estudantes. 

A secretária Joelma de Liz destaca a importância de realizar ações de conscientização nas escolas em meio a desinformação na internet: “É um assunto que interessa aos jovens, já que recebem tanta desinformação na internet. O Governo municipal possui o dever de levar informações científicas para eles, os ajudando a conscientizar sobre esses tópicos pouco abordados”, disse ela. 

A psicóloga Cristiani Massuchetti explicou que o ciclo de palestras tem como objetivo promover o cuidado com a saúde: “A gravidez na adolescência se torna uma demanda social, de saúde e educacional. Orientar e discutir o tema é importante porque a adolescência é uma fase de intensa aprendizagem e transição, assim, uma gravidez indesejada pode ocasionar uma série de transtornos e de mudança de planos nessa fase da vida”, afirmou ela. 

Também participaram das palestras as assistentes sociais Tania, Laura e Suely, a secretária adjunta Rosângela e as estagiárias de pedagogia, psicopedagogia e psicologia, Tiélem, Yasmin e Dienifer. 

A campanha já ocorreu na Escola Básica Municipal Pedro Álvares Cabral e na Escola Núcleo Professora Adilha Matias Faria. Ao longo das próximas semanas as demais escolas serão contempladas.