Otacílio Costa começa a vislumbrar a fruticultura como uma possibilidade rentável

O casal Klebs Peixoto e Edna de Liz nas horas de folga se deslocam de Bombinhas, onde residem, para Otacílio Costa com uma finalidade específica: cuidar do lindo pomar.

Klebs é economista e Edna doutora em administração e turismo. O sitio do casal está situado na comunidade de Carretel, cerca de 7 quilômetros do centro de Otacílio Costa, e leva o nome de João Maria, em homenagem ao antigo proprietário, João Maria Mello, em memória, pai de Edna.

No local o casal mantém um belo pomar de frutas vermelhas de forma experimental. “A ideia surgiu durante uma visita do prefeito Fabiano e sua esposa Neide, foi o próprio prefeito que sugeriu pra nós criarmos esse pomar”, contou Edna.

Em um pedaço pequeno de terra, ao lado da casa, o casal cultiva diversas variedades de frutas. Em um pomar destaca-se a framboesa, o mirtilo, a amora, a ameixa e a maça. Já em outro pomar a fruta cultivada é a uva de mesa.

Os pomares experimentais, com cultivares certificados pela EMBRAPA, segundo ela, são monitorados por câmeras com sinal via satélite. Além disso, o solo, antes da implantação, passou por análise para ser corrido, e atualmente conta com sistema de irrigação.

“Trata-se de um experimento com o objetivo de descobrirmos quais as frutas destes espécies que se adaptam melhor ao nosso clima. Vale destacar que as mudas foram fornecidas pela Embrapa do Rio Grande do Sul, e fizemos frequentemente a adubação da área em experimento para obtermos um melhor resultado na hora da colheita”, explicou

Apesar da experiência negativa do passado, desta vez a realidade é bem diferente.

Conforme apuramos, Otacílio Costa teve no passando uma fruticultura muito forte, muito marcante. Porém, a cultura dos pomares foi sendo deixada de lado por vários motivos: tecnologia mais atrasada, material que tinha uma menor resistência às principais doenças e eram cultivares mais resistentes ao frio, que não se adaptaram muito ao nosso clima, pois, embora Otacílio Costa sendo parte do Planalto Serrano, aqui o clima é um pouco mais ameno do que Lages, São Joaquim, Urupema, entre outros municípios.

“Agora com essa iniciativa da Edna e do Klebs isso reacende essa questão da fruticultura em nosso município. Esse empreendimento do casal serve como uma unidade de referência, não só como referência técnica, mas também como uma referência econômica, pois poderá servier de oportunidade para os agricultores familiares, fazendo com que visualizem esse potencial e possa estar, também, vindo a produzir frutas vermelhas nas suas propriedades, pois Otacílio Costa conta com solo e clima propício para desenvolver esse tipo de cultura”, afirmou Murilo Pereira da Silva Nunes, Engenheiro Agrônomo da Epagri de Otacílio Costa,.

Para ele, a grande vantagem desse tipo de cultura é que as frutas podem ser consumidas in natura ou podem ser transformadas em doces, geleias, agregando um ganho ainda maior no momento da comercialização.

“Isso torna uma forma de geração de renda para às famílias, pois as pequenas frutas é um empreendimento que consegue concentrar uma renda permitindo sustentar uma família, é um investimento bastante válido, pois concentra em pequenas áreas uma renda bastante satisfatória para a família se manter no campo”, disse.

Murilo visualiza com bons olhos o investimento do casal, prevendo bons resultados. “Eu acompanhei o trabalho desde o início, pude contribuir com um pouco da minha experiência.  O diferencial é que o casal foi atrás de informações antes de fazer o investimento. E isso é muito importante, o conhecimento faz toda a diferença”, ponderou.

Cultura agrega valor, aponta prefeito Fabiano

O prefeito Fabiano Baldessar, que sugeriu o plantio para o casal Klebs e Edina, enfatizou que trata-se de uma cultura que agrega bastante valor, trabalhando com a própria mão de obra da família.

“Já estamos sabendo que o resultado está sendo maravilhoso, tanto que em poucos meses do início da cultura, a prospecção é para aumento do pomar, pois o casal já visualizou que trata-se de uma cultura rentável”, apontou Baldessar.

“E pra nós isso é muito importante, pois podemos estar repassando a ideia para outras pessoas, outras famílias, e quem sabe Otacílio Costa, num futuro próximo, se torna uma referência em se tratando da fruticultura, cultivo das pequenas frutas, assim como já acontece com a madeira, grãos e pecuária. Essa é a nossa aposta, o nosso desafio, a nossa proposta”, completou o prefeito otaciliense.