Otacílio Costa e Sebrae/SC renovam parceria com programa Cidade Empreendedora

O prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar de Souza, e o chefe de gabinete, Luiz Carlos Marchiori, assinaram na quarta-feira, 01/03, o Termo de Adesão ao novo ciclo do Cidade Empreendedora.
O contrato foi oficializado com o representante do Sebrae, o consultor Alexandre Tonini, ajustando a parceria com o Sebrae/SC, por mais dois anos, com início já no mês de abril.
O programa irá atuar em eixos importantes nas áreas de gestão municipal, propiciando capacitações aos gestores públicos, e formação de equipes e lideranças. “Além disso, o Sebrae irá contribuir na preparação de cases de sucesso.
A partir da nova parceria, o Sebrae também irá oferecer uma plataforma para atualização de todos os dados do município, para uso dos gestores municipais, em conjunto com o Instituto Euvaldo Lodi, ligado à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O Termo confirma também a manutenção da Sala do Empreendedor, dando, através dela, suporte gratuito aos pequenos empresários do município e candidatos a empreendedores, além de um grande pacote de horas gratuitas ligados a diversos temas, como gestão de negócios, atendimento, preços de venda, e que serão oferecidos através de agendamentos.

Programa irá agilizar os procedimentos dentro da prefeitura
A atuação irá avançar também em outro eixo, propiciando consultoria especializada nos processos de desburocratização, visando agilizar os procedimentos dentro da Prefeitura, solucionando, inclusive, entraves que possam existir, e com resposta mais rápida aos cidadãos. Outro item que terá atenção, trata do Plano de Compras, com abertura de editais que possam facilitar a compra de produtos da cidade. Nesse ponto, haverá, inclusive, capacitação dos servidores a partir da nova legislação das licitações.
“A Nota Fiscal do Produtor Rural será outro tema a ser observado”, reforça Alexandre Tonini. Trata-se de uma carência em praticamente todos os municípios, diante das dificuldades encontradas pelos produtores, a exemplo da falta de internet no campo e como entender os procedimentos. O Sebrae irá disponibilizar um técnico para ajustar o fluxo entre os produtores e a Prefeitura. Na mesma linha, serão feitos esclarecimentos sobre a Guia de Transporte Animal.

Festival Gastronômico
Trata-se de uma novidade que será também trabalhada no município de Otacílio Costa. O Festival Gastronômico fará parte de um projeto formalizado pelo Sebrae. Para tanto, empresas serão capacitadas individualmente, para a promoção do evento gastronômico, em 2023, na área de gestão, manuseio de alimentos, entre outros itens. “Tudo está sendo feito para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios, facilitando todos os passos via consultores especializados do Sebrae”, conclui Tonini.